quinta-feira, 10 de abril de 2008

Verdade


Meu último post gerou tantos comentários (virtuais e reais) que achei de bom tom colocar aqui uma explicação. Farei uso do meu direito a tréplica. Afinal não consegui ser clara (sem trocadilho) o suficiente.

É óbvio que existem momentos (e pessoas) que retiram de mim a verdade e apenas a verdade (nada mais que a verdade).

Retiram a minha verdade mais pura, mais sincera e (as vezes) mais cruel. Por mais dura que essa verdade seja, com essas pessoas, em especial, tenho mais do que abertura para falar, tenho a obrigação.

Mas enfim fiquemos com o mestre Drummond.

VERDADE
"A porta da verdade estava aberta,
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.

Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.

Arrebentaram a porta.
Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em metades
diferentes uma da outra.

Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era totalmente bela.
E carecia optar.
Cada um optou conforme
seu capricho, sua ilusão, sua miopia."

Carlos Drummond de Andrade
É isso.


Ps.: Queria colocar outro texto de Drummond aqui, mas achei meio impróprio :-)

2 comentários:

Anônimo disse...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ASSOCIAÇÃO DOS BLOGGERS.


EDUARDO VENTURA, blogueiro, conforme http://eduventura.blogspot.com, devidamente inscrito no "Conselho Federal de Bloggers" sob o nº. 12345-B, residente e domiciliado nesta Cidade de Salvador, vem com a devida vênia à presença de V. Exa., propor Ação de Reparação de Postagem e de Danos Morais contra

MAGALÍ MORAES, blogueira, conforme http://magaleemoraes.blogspot.com, devidamente inscrita no "Conselho Federal de Bloggers" sob o nº. 11346-B, residente e domiciliada nesta Cidade de Salvador, o
o que faz pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:

"Aquele que, por postagens em bloggers violar direito ou causar indignação a outrem, fica obrigado a reparar o dano".

DOS FATOS

Em 06 de abril de 2008, a requerida Magalí Moraes postou em seu Blogg
o título “Mentiras sinceras me interessam”, de cunho revelador, sendo o mesmo de sua própria autoria. Tal postagem trouxe à tona uma série de discussões quanto ao nível de sinceridade de Magalí Moraes. Diversas pessoas, em sua maioria amigos chegaram comentar e questionar quanto ao teor da mensagem ali exposta, conforme testifica a própria autora, em postagem posterior àquela, no primeiro parágrafo, http://magaleemoraes.blogspot.com/2008/04/verdade.html

Ora, como amigo, me sinto lesado, indignado, pela falta de boa-fé quando por muitas vezes procurei-a em busca de uma palavra amiga, de um conselho, de uma opinião sobre algum fato, sobre decisões que deveria tomar apoio moral e após constatar que seus argumentos, e comentários não eram de seu íntimo sincero, sinto-me no direito e no dever de requerer a retratação através de um pedido de desculpas para todos aqueles que assim como eu, desaprovam essa forma de pensar e agir da requerida com os seus amigos.

Faz-se necessário observar, que a REQUERIDA deixa bastante claro em sua postagem a todo o momento sua postura quanto a não ser sincera com seus amigos conforme testifica parte de seu texto, vejamos: "Perguntem-me "Magalí, uma verdade que doa ou uma mentira que agrade?" e eu responderei sem se quer piscar que a segunda tocará sempre mais forte no meu coração".
Vale acrescentar ainda, a transcrição de outra parte do texto onde a requerida assume que por toda vida, age desta forma: "Sempre fui assim. Não por maldade, mas por um instinto involuntário, algo automático que quando eu menos espero... ups. Falei".
Não é, destarte, difícil avaliar o sofrimento, o constrangimento, e a dor moral do REQUERENTE, diante de tão falaciosa revelação, imagine todas as coisas, as quais, o requerente solicitou a opinião da requerida e ela a fez de forma falsearia com a verdade e a sinceridade esperada por mim.

Ressalve-se, ademais, que o REQUERENTE dificilmente conseguirá restabelecer a confiança que sempre lhe foi oferecida a requerida Magalí, além de ter que conviver, por longo e incalculável tempo, com a desconfiança perante aos seus demais amigos em agirem correlativamente à sinceridade.
Dessa forma, o REQUERENTE sentiu imensurável constrangimento, tendo, até mesmo, vergonha de perguntar opiniões, conselhos, aos seus próximos. Há de se notar, inclusive, que o REQURENTE passou por momentos altamente depressivos, causados pelo desalento, pela as interrogações que ficaram pelas inúmeras respostas que obteve da requerida, durante o conviveu dos dois.
Para fins de alçada, é necessário e direito, que a requerida se retrate tão brevemente possível.

Termos em que,

Pede deferimento.

Salvador, 11 de abril de 2008.
Eduardo Ventura

Anônimo disse...

Deixando a brincadeira de lado e falando sério agora, gostaria de comentar um pouco sobre o tema abordado esta semana, o qual sofreu grande repercussão. Então vamos lá:
Me magoe com a pior verdade...mas não me iluda com a melhor mentira! Nem sempre mentir, ocultar pode ser a melhor saída, mas, às vezes, é necessário. Mentir é feio, engana, machuca, faz perder a confiança, enfraquece as relações. Mas a verdade precisa ser dita sempre? Às vezes é impossível optar por ela. Há situações em que a profissão, a amizade ou as circunstâncias apontam uma saída sem mentira, mas com omissão.
Quem estuda o comportamento humano tranqüiliza os que vez ou outra se vêem obrigados a omitir, então pode relaxar Maga. O psicanalista Antônio Carlos Escobar esclarece que a mentira ou a omissão são situações onde sempre ocorre uma distorção ou mesmo inversão da realidade. “Portanto, quem mente ou omite causa um dano no próprio aparelho mental. Isso tem um preço que pode ser alto, pois lesa outra pessoa e pode gerar sentimentos de culpa e alterações no pensamento”.
Mentir não é algo bom, mais às vezes é a alternativa correta a se seguir, há pessoas que defendem a tese, dos melhores relacionamentos amorosos, serem sustentados através da mentira. O que podemos tirar dessa afirmação? Uma meia verdade. Pois não há verdade absoluta, correto? Temos outra meia verdade.
Por fim, tudo é uma mera questão de interpretação pessoal.
Peguei algumas frases reflexivas ditas por dois grandes mestres:

C. Drummond de Andrade, mentira
"A mentira iluminada pela inteligência tem um esplendor que a verdade não possui."

"Acredita em nossa própria mentira é o primeiro passo para o estabelecimento de uma nova verdade."

Norman Vincent Peale
"O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica".