domingo, 6 de abril de 2008

"Mentiras sinceras me interessam"

Eu tenho o costume de falar o que as pessoas querem ouvir. Sempre fui assim. Não por maldade, mas por um instinto involuntário, algo automático que quando eu menos espero... ups. Falei.
E isso acontecem tanto na esfera macro, quanto na micro. Desde elogiar uma roupa que eu não achei bonita (não achei mesmo). A ajudar alguém a tomar uma decisão que eu decididamente não tomaria, mas enxergo nos olhos desse alguém a súplica silenciosa por apoio àquele decisão que só ela acredita (só ela e mais ninguém).
Analisando de forma fria, essa postura chega a ser prejudicial. Mas não necessariamente errada(ao menos, a minha consciência não acusa como tal). A verdade é que no íntimo o ser humano não espera, não quer e não está preparado para ouvir, de nós, a verdade (mesmo aqueles de discurso pro-sinceridade).
Nos casos macro e micro que eu citei lá em cima a intenção são distintas, mas no fundo atingem a mesma questão. Vejamos. No caso dos elogios imagine você que alguém abriu o armário e escolheu uma roupa. Vestiu, olhou-se no espelho e disse "ficou bonito, estou pronto(a)". Poxa vida, essa pessoa espera que o mundo repare nela, espera que as pessoas a elogiem e eu o faço. De nada vai adiantar eu dizer a ela "ai, acho que não ficou legal essa camisa listrada verde cana e rosa choque, com essa calça de bolinhas vermelhas e azuis". De que isso vai me adiantar? ABSOLUTAMENTE DE NADA. Eu aprendi com o tempo que nem tudo precisa ser dito .Só vou ferir, magoar e constranger. Ela não vai voltar em casa pra colocar uma calça jeans e uma blusa branca, porque ela acredita naquilo e acredita nela.
No fundo essa minha atitude reflete exatamente o que eu espero das pessoas. Como diria o poeta (de credibilidade moral duvidosa) Cazuza "mentiras sinceras me interessam". Me interessam e interessam muito.
Perguntem-me "Magalí, uma verdade que doa ou uma mentira que agrade?" e eu responderei sem se quer piscar que a segunda tocará sempre mais forte no meu coração.
Isso é fruto de uma série de defeitos, insegurança, necessidade de agradar, medo, enfim muitos outros.
Gostam que me digam que acham que eu devo fazer o que eu realmente quero fazer. Que eu devo comprar aquilo que eu já queria comprar, que eu devo vestir o que queria vestir. Adoram que digam que eu estou mais magra, mesmo quando eu engordei, ou que meu cabelo está bonito, mesmo quando não está.
Tenho que levar isso pra análise, não me parece normal. Mas como diria Caetano "de perto, ninguém é normal".
É isso.

4 comentários:

Iana disse...

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."

Voltaire

Anônimo disse...

Longe

Este tempo, este lugar
Esses desperdícios , esses erros
Tanto tempo , tão tarde
Quem era eu para te fazer esperar?
Apenas mais uma chance
Apenas mais um suspiro
Caso reste apenas um
Porque você sabe,
Você sabe , você sabe...

Que eu te amo
Eu sempre te amei
E eu sinto sua falta
Estive afastado por muito tempo
Eu continuo sonhando que você estará comigo
E você nunca irá embora
Paro de respirar se
Eu não te ver mais

De joelhos, eu pedirei
Uma última chance para uma última dança
Porque com você, eu resistiria
A todo o inferno para segurar sua mão
Eu daria tudo
Eu daria tudo por nós
Dou qualquer coisa, mas não desistirei
Porque você sabe
você sabe, você sabe..

Tão longe
Estive afastado por muito tempo
Tão longe
Estive afastado por muito tempo
Mas você sabe , você sabe , você sabe..

Eu quis
Eu quis que você esperasse
Porque eu precisava
Porque eu preciso ouvir você dizer:

"Eu te amo
Eu te amei o tempo todo
E eu perdôo você
Por ficar tão longe por tanto tempo,
Então continue respirando
Por que eu não estou te deixando mais
Acredite em mim,
Segure-se em mim e nunca me solte.

Continue respirando
Segure-se em mim e nunca me solte
Continue respirando
Segure-se em mim e nunca me solte..."

Anônimo disse...

Detesto mentiras, sejam para o bem ou não.Mentiras sinceras acho que são piores ainda, mas é assim mesmo, nem sempre é necessário concordar, mas não abro mão da verdade. :-)
beijos

Anônimo disse...

Se todas as mentiras fossem sinceras não se tornariam verdades?
Pense nisso!